Benefícios da natação adaptada para as pessoas com deficiência - Polly Natação

Benefícios da natação adaptada para as pessoas com deficiência

Os beneficios da natação adaptada

Quais os benefícios da natação adaptada para as pessoas com deficiência?

Por Dra. Dariene Rodrigues*

A natação adaptada é um dos esportes mais completos e apropriados para indivíduos com algum tipo de deficiência, principalmente física, devido aos vários benefícios e às facilidades proporcionadas pela execução de movimentos com o corpo imerso na água.

As lesões neurológicas mais comuns em indivíduos jovens são o traumatismo crânio-encefálico (TCE) e a lesão medular. Nas crianças, são sequelas de paralisia cerebral, e em adultos e outros são o acidente vascular encefálico (AVC) e TCE. Também encontramos ainda um número significativo de adultos com sequela de poliomielite. As sequelas mais comuns encontradas nos indivíduos com deficiência física são: hemiplegia, paraplegia, tetraplegia, paresias, alterações motoras, espasticidade, alteração de tônus, alteração de equilíbrio e alteração de coordenação.

Seguem alguns benefícios:

  • Cognitivos: Os aspectos motivacionais e as propriedades terapêuticas da água estimulam o praticante a compreender o movimento do seu próprio corpo explorando as várias formas de se movimentar, adaptando as suas limitações às propriedades da água.
  • Psicossociais: Efeito significativo na melhora do humor e na motivação, além da possibilidade de descarregar as tensões através do poder relaxante da água e satisfação na realização de movimentos.
  • Fisiológicos: As propriedades da água contribuem para a realização de exercícios de educação e reeducação motora, proporcionando as pessoas com deficiência física maior segurança.
  • Terapêuticos: A água facilita a locomoção sem grande esforço, alivia o estresse sobre as articulações que sustentam o peso do corpo, auxilia no equilíbrio estático e dinâmico, facilita a execução de movimentos que em terra seriam muito difíceis ou impossíveis de serem realizados.

Outros benefícios terapêuticos alcançados são os seguintes:

  • diminuição de espasmos musculares e relaxamento da musculatura esquelética;
  • alívio da dor muscular e articular;
  • manutenção ou aumento da amplitude de movimento;
  • fortalecimento e aumento da resistência muscular localizada;
  • melhora da respiratória e condição cardiovascular;
  • melhora na elasticidade da pele
  • melhora no equilíbrio estático e dinâmico
  • relaxamento da coluna vertebral;
  • melhora da postura e da propriocepção

A natação adaptada ou os exercícios aquáticos proporcionam as pessoas com deficiência física um momento de liberdade, no qual este consegue movimentar-se livremente, sem o auxílio de bengala, muletas, próteses ou cadeira de rodas. O movimento livre lhe proporciona a possibilidade de experimentar suas potencialidades, de vivenciar suas limitações, de conhecer a si mesmo e quebrar as barreiras da incapacidade.

Em 2019, iniciaremos uma série de atividades em horários específicos, com a Personal Trainer Adaptada Andreia Ribeiro.

Em breve divulgaremos mais informações!

 

* Artigo originalmente publicado no blog da Lado B Moda Inclusiva

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *